Proportion
Categories: Notícias

Na última terça-feira (10/03), durante a sessão legislativa na câmara municipal de Rio Bonito, foi realizada uma singela homenagem a vereadora Marlene Carvalho (CIDADANIA). A sessão foi aberta com vereador presidente Eduardo Soares (SOLIDARIEDADE), parabenizando todas as mulheres do nosso município, em especial a vereadora. Na ocasião, Marlene foi presenteada com um buque de flores entregue pelo presidente da casa, em nome e todos os vereadores.
Com mais de três mandatos, Marlene é a única mulher a integrar o grupo dos 11 vereadores. Em entrevista para nossa assessoria a Vereadora Marlene contou um pouco da sua história e a importância da mulher na política. “O Dia Internacional da Mulher é uma data simbólica, mas com um significado muito grande. É um dia em que somos chamas a refletir sobre tudo o que a mulher já conquistou dentro da sociedade e as batalhas que ainda precisamos vencer.
Ao longo da história, a mulher foi deixada de lado e até esquecida quando se trata de direitos. No Brasil, só pudemos votar e nos candidatar a cargos eletivos em 1932. Na França, por exemplo, as mulheres só puderam votar em 1944 e na Suiça, só em 1971. São menos de 100 anos de uma história gigante em que nós, mulheres, não pudemos interferir na escolha de nossos governantes.

E fica uma pergunta: Será que se a mulher pudesse votar ou ser candidata a algum cargo eletivo há mais tempo, a história do nosso país ou do mundo não poderia ser diferente? Hoje, estou como vereadora. Esse é o meu terceiro mandato na Câmara Municipal de Rio Bonito. Lá eu faço parte da Comissão de Saúde e da Comissão de Educação. Já fui Secretária Municipal de Trabalho, Habitação e Bem Estar Social, e sou Assistente Social, onde atuei na área da saúde durante minha vida inteira. Mesmo diante disso, vejo e sinto a dificuldade que uma mulher enfrenta para conseguir o espaço que antes somente homens ocupavam. Na Câmara, sou a única mulher ao lado de 10 parlamentares do sexo masculino. Sou uma defensora dos direitos das mulheres.

Nós, mulheres, precisamos reduzir as desigualdades. Não podemos achar normal receber menos do que um homem para realizar o mesmo serviço. Nenhuma mulher pode aceitar ser vítima de abusos ou de agressões, sejam elas física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. É preciso denunciar e punir com rigor os agressores.
Acredito firmemente que as nossas conquistas devem ser alcançadas através da coragem, da ousadia, da união e também da política. Afinal, foi assim que grandes mulheres conseguiram fazer com que hoje possamos ter voz e os direitos que temos hoje.
Nossa presença na política tem aumentado, mas ainda de forma tímida. Somos a maior parte da população do Brasil, porém, minoria entre os cargos eletivos. Eu convido a você, mulher guerreira, mulher que todos os dias trabalha, cuida de casa, dos filhos e da família, para que possamos juntas continuar a buscar a efetividade dos nossos direitos.
Vamos participar, vamos nos unir… você é também uma grande mulher e a sua sensibilidade, a sua opinião, a sua experiência precisam respeitadas. Acredito que a política é a ferramenta que pode transformar a nossa realidade e continuar fazer com que possamos ir além.

Faça parte de grupos, seja líder na sua igreja, seja a Presidente da sua Associação de Moradores, leve a sua opinião aos debates, conferências, conselhos… Seja uma representante de mães na escola dos seus filhos… Participe! Candidate-se!
Isso tudo é política e como diz aquela frase: “quem não gosta de política está fadado a ser governado por quem gosta”. Por isso, mulheres, nós precisamos gostar, participar para que possamos governar, liderar e ter ampla representatividade.
Desejo que na próxima eleição, tenhamos muito mais do que uma mulher na Câmara de Rio Bonito. Por que não podemos ser a metade? Quem sabe a gente não seja a maioria? Isso só depende de cada uma de nós.
A mudança está nas nossas mãos e uma sociedade mais justa também.” Disse a vereadora Marlene Carvalho (CIDADANIA)”

Texto por Ezequiel Fonseca.